quarta-feira, 29 de julho de 2009

Ouro Preto





"E na despedida, tios na varanda, jipe na estrada e o coração lá."





É, meus caros, Minas é assim, saudade antes mesmo de chegar. Ouro Preto, sem comentários. A cada rua, a cada janela, e olha que são muitas, tem uma história. Estive aqui pela primeira vez há sete anos, a cidade continua a mesma, mas inevitavelmente o comércio invade tudo. Cidade turística, Ouro Preto sofre o natural avanço dos novos tempos. As casas, onde no interior poderia ser vista a parede de pedra, barro e madeira, hoje há o revestimento por cima, escondendo um pedaço da História.


A preocupação com a cidade é grande. Igrejas bem conservadas, sempre em reforma, policiais nas ruas, pousadas bem estruturadas e toda a comodidade para quem quer desfrutar das maravilhas da vida moderna, respirando o ar histórico daqui. Mas há um impasse em tudo isso: a preocupação com a cidade é só para atrair turistas, motor do lugar, ou será mesmo porque todos se preocupam com a preservação de um dos mais lindos patrimônios da humanidade.


As repúblicas tomam conta de várias ruas, mas principalmente da Rua Direita. Aliás, repúblicas e joalherias, uma ao lado da outra. Caras. Muito caras. Aquelas coisas simples e singelas estão relegadas aos lugares mais distantes, quem quiser precisa ir atrás, porque nos lugares mais fáceis estão as peças mais valiosas, pedras preciosas, pingentes etc. Todos muito caros. Os artistas de rua não estão nas ruas.


"Que tragédia é essa, que cai sobre todos nós?"


Seja como for, Ouro Preto continua a me fascinar, a cada vez que venho a sensação é de amor e paz, tranquilidade e carinho dos mineiros, boa comida e doces imperdíveis, apesar de proibitivos. Ouro Preto, estou aqui, vou embora em breve, mas uma parte minha fica aqui e levo uma parte sua comigo: a melhor delas. Ouro Preto me ensina a não andar com os pés no chão.

9 comentários:

  1. Oi, mineirinho!
    Adorei! Claro, sou suspeita p/ falar, mas gostei bastante, principalmente do início, qdo diz que esse blog não tem pretensão de nada, ele simplismente é.

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. E você começou muito bem falando da "minha" Minas Gerais.
    Nasci lá, mas (como turista) não a conheço. :-(
    O que não me impede de cantar a canção "Quem te conhece não esqueçe jamais..."
    Pois, por outro lado, a conheço bem: com o coração! (pelas minhas lembranças de infância, pela minha família e amigos queridos que moram lá e pela sua fulgurante arte que tanto admiro).

    Realmente, gente carinhosa e hospitaleira.
    ;-)
    Saudades de lá...(do que já vi e do que ainda não vi).

    Beijos!!
    Vivian.

    ResponderExcluir
  4. Ah!
    A minha cidade é conhecida como "cidade das pedras preciosas".
    Lembro que as feiras (em que elas ficam todas expostas) dão um verdadeiro banho de beleza nos olhos: uma mais linda do que a outra!

    ResponderExcluir
  5. Primeiro escrevo o comentário de um post no outro e apago.
    Depois, escrevo "esquece" com cedilha(!!!)
    :-0
    Acho que este frio está afetando meus neurônios...
    rs

    ResponderExcluir
  6. A imagem da cidade vem a cabeça com seus comentários, mesmo para quem nunca foi como é meu caso, mas, fica mais vivo em nossa mente como a cidade era antes dessa transformação catastrófica que assola esse patrimônio histórico.

    ResponderExcluir
  7. Suas fotos são tão bonitas que me deu saudade de um lugar onde nunca estive. Parabéns pelo blog, gato. Adorei.

    ResponderExcluir